Nos últimos anos a Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa vem intensificando sua atuação na região através da articulação e execução de projetos e ações que possibilitem a construção de um futuro promissor a partir de suas potencialidades, destacando-se o MOVIMENTO CONECTA. Esse movimento surgiu a partir da problematização percebida na sociedade moderna, de total distanciamento ou afastamento de dois setores que deveriam, segundo se entende partindo das premissas do desenvolvimento e do empreendedorismo, caminhar juntos. O setor de educação e o setor empresarial ou empreendedor.

O mundo do mercado de trabalho tem sentido certa carência na formação dos profissionais formados pelas instituições de ensino. E as instituições de ensino percebem um distanciamento do mundo do trabalho e do empreendedorismo das suas atividades escolares. Assim, a AD de Santa Rosa passou a encarar esse problema com uma ação prática de tentativa de aproximação desses mundos aparentemente tão distantes. E a forma de fazer isso iniciou com um evento chamado de Conecta.

Na última segunda-feira (15/04), ocorreu reunião na sede da AD, para alinhamento e planejamento das ações do MOVIMENTO CONECTA para o ano de 2019.

Conecta 2019: Evento anual, que estará em sua 4ª Edição, em que conectamos as principais instituições de ensino a profissionais do mercado de trabalho, empresários, empreendedores e gestores públicos do município, que ocorrerá durante o Hortigranjeiros.

Conecta 97: Programa de rádio semanal para discutir o empreendedorismo local e difundir as ideias e atividades geradas pelas ações da Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa e do Movimento Conecta, contribuindo para a geração de um ambiente empreendedor e de inovação.

Conecta Educação: Programa inédito no Brasil, que está no seu 3º ano de execução, que promove a transformação e empoderamento digital com professores de todas as esferas envolvidas com foco no uso de tecnologias colaborativas e competências socioemocionais, que em 2019 irá capacitar 400 professores de toda a rede pública e particular do município de Santa Rosa.

Hackathons da Construção e do Hortigranjeiros: Maratona de trabalho que visa solucionar problemas relacionados à construção civil. Evento que acontece durante 24h, durante a Indumóveis 2019, nos dias 21 e 22 de junho de 2019. Mais informações em www.indumoveisinternacional.com.br. Em formato de competição, as equipes são montadas e realizam a leitura e análise dos cenários, iniciando a maratona para apresentar a melhor solução possível para o problema. Da mesma forma, ocorrerá durante o Encontro Estadual de Hortigranjeiros,  em outubro/2019, www.hortigranjeiros.com.br, o desafio para solucionar problemáticas das pequenas propriedades rurais.

As ações desenvolvidas nos três últimos anos tem gerado um clima positivo na cidade e mudanças significativas nos ecossistemas de educação e inovação. A mudança de um contexto cultural e o caminho para um olhar empreendedor requer tempo e constância de propósito e, por isso é essencial a constituição de parcerias para mantermos esse programa vivo na cidade de Santa Rosa, ao passo em que ele se expande para toda a região noroeste do Rio Grande do Sul, pois muitas cidades tem vindo buscar referências das ações que aqui estão sendo desenvolvidas.

movimento conecta (1)