Promovido pela Agência de Desenvolvimento (AD) de Santa Rosa, o Conecta, que foi sucesso em 2016, ocorrerá novamente em 2017. O evento está programado para o dia 17 de outubro, terça-feira, no Centro Cívico e Cultural Antônio Carlos Borges, criando um ambiente de educação, empreendedorismo e inovação. Grandes nomes das áreas devem realizar palestras e conversas com empresários, professores, estudantes e toda a população interessada pelos temas.

Durante a tarde, das 14h às 16h, o destaque será para o tema educação, com o seminário “O futuro da educação/ A educação do futuro”. Felipe Diesel, proprietário da Hey Peppers e coordenador de Educação, Inovação Tecnológica e Empreendedorismo da AD; Ronald Krummenauer, Secretário Estadual da Educação; e Soraia Schutel, Co-fundadora e CEO da Sonata Brasil, consultora e mentora de jovens empreendedores, serão os palestrantes da tarde. O encontro irá discutir temas relevantes a educação, com foco crítico sobre o modelo de educação do país e perspectivas sobre a educação do futuro.

A noite, das 19h30 às 22h, o seminário “Educação, Inovação E Empreendedorismo”, deve discutir temas relacionados aos novos modelos de negócios, novas tecnologias e visão de futuro sobre a economia em geral. Os palestrantes, Sandro Cortezia, empreendedor/inovador E diretor executivo da Ventiur, uma das principais aceleradoras de Startups do Brasil; Regis Haubert atual diretor do SINMETAL e da regional da ABINEE; Cesar Leite, principal executivo do Grupo Processor, conjunto de empresas de Tecnologia da Informação e Transformação Digital, atuantes no Brasil, América Latina e USA, devem comandar a noite de empreendedorismo. A administradora, empresária e Presidente da Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Simone Leite, irá realizar a mediação do debate.

As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas pelo site www.conectafuturo.com.br.

PROGRAMAÇÃO DO II CONECTA

Seminário O FUTURO DA EDUCAÇÃO/A EDUCAÇÃO DO FUTURO

  • Horário: 14:00 as 16:00hs
  • Local: Auditório da UNIJUÍ
  • Expectativa de Público: 250 pessoas
  • Público Alvo: Professores, Diretores de Escolas, Coordenadores Pedagógicos, Empresários, Lideranças em geral
  • Objetivo: Discutir temas relevantes à Educação, com foco crítico sobre o modelo de educação do país e perspectivas sobre a educação do futuro.

Palestrantes:

FELIPE DIESEL: Professor há 17 anos. Empreendedor Endeavor. Google Educator. Diretor da HEY PEPPERS (Rede de Escolas de Idiomas). Coordenador de Educação, Inovação e Empreendedorismo da Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa.
Tema: O modelo de Educação que merecemos.

RONALD KRUMMENAUER: Graduado em Administração e Ciências Contábeis.  Pós-Graduação em Finanças FGV/RJ e Informática Empresarial PUC/RS. Ex-Gerente Grupo ISDRA. Ex-Diretor do SEBRAE-RS, Diretor Executivo da POLO RS – Agência de Desenvolvimento( 1999 a 2017) e Diretor Executivo da Agenda 2020 (2006 a 2017). Atual Secretário de Estado da Educação  do Rio Grande do Sul.
Tema: Educação no Rio Grande do Sul – um desafio de todos.

SORAIA SCHUTEL Co-fundadora e CEO da Sonata Brasil. Consultora e mentora de jovens empreendedores. Professora da escola de gestão da UNISINOS. Professora da Escola de Você, portal de educação on-line que promove a auto-estima e empreendedorismo de mulheres no Brasil, que já atingiu mais de 350 mil alunas. Doutora em Administração pela UFRGS, realizou seu estágio doutoral junto a HEC Montreal-Canadá. Pesquisadora na área de Aprendizagem Transformadora e Desenvolvimento Sustentável. Especialista em Psicologia Social pela Universidade estatal de São Petersburgo-Rússia. Experiência acadêmica e profissional em mais de 25 países como Itália, China, Rússia, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, França, Letônia entre outros. Participou de eventos na sede da ONU e da UNESCO. Recebeu prêmio na sede da ONU em Genebra por suas pesquisas em educação e desenvolvimento sustentável. Palestrou para o TEDx São Paulo em 2016.
Tema: Aprendizagem transformadora e o desenvolvimento das competências socioemocionais.

Seminário EDUCAÇÃO/INOVAÇÃO/EMPREENDEDORISMO

  • Horário: 19:30 as 22:00hs
  • Local:  Centro Cívico Cultural
  • Expectativa de Público: 700 pessoas
  • Público Alvo: Estudantes, Empreendedores, Empresários, Lideranças em geral.
  • Objetivo:  Discutir temas relacionados a novos modelos de negócios, novas tecnologias, e visão de futuro sobre a economia em geral.

Palestrantes:

SANDRO CORTEZIA :  diretor executivo da VENTIUR, uma das principais Aceleradoras de Startups do Brasil. Graduado em informática, com Mestrado em Administração, atua há mais de quinze anos com temas relacionados à inovação, internacionalização e novos negócios. Foi Vice-Presidente da Assespro-RS, Diretor da ABRAII,  atualmente vinculada à ANPROTEC,  e conselheiro de Inovação da FIERGS. É professor de empreendedorismo e coordenador do Pós-MBA em Gestão da Inovação na UNISINOS.
Tema: As Startups e a importância de um Ecossistema Empreendedor/Inovador

REGIS HAUBERT:  CEO da Exatron Industria Eletrônica, empresa líder em automação predial e residencial,  MBA em Gestão de Marketing e Vendas pela ESPM, graduado em Administração de empresas pela PUC-RS e eletrotécnica pela Escola Técnica Parobé. Participou do 2° Empretec realizado no Brasil, liderou o setorial eletroeletrônico junto ao SEBRAE-RS, atual diretor do SINMETAL e da regional da ABINEE – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica. Tem experiência em gestão por processos, PSM (Process Structure Matrix), gestão de projetos, planejamento estratégico, inovação e design estratégico.
Tema: Case EXATRON e INTERNET DAS COISAS: A Revolução Tecnológica INCONTORNÁVEL

CESAR LEITE : Fundador e principal executivo do Grupo Processor, conjunto de empresas  de Tecnologia da Informação e Transformação Digital, atuantes no Brasil, América Latina e USA (Processor, a ITSource, GoToBiz e a app SpotFinder). Formado em Administração de Empresas/Análise de Sistemas da Informação pela PUC-RS/. Cursou especialização em Psicologia pela UESP na Rússia e vários cursos com endereço de formação liderística e humanista. Pós-graduado em negócios pela Fundação Dom Cabral. Professor convidado de graduações, MBAs e palestrante em vários eventos. Ex- Presidente da Assespro-RS e Presidente Fundador do CETI. Atualmente é Vice-Presidente da Federasul e Conselheiro da Assespro. É ainda Conselheiro de empresas e de Family-offices, além de ser investidor e Conselheiro em fundos de aceleração para startups como Wow e Ventiur. Reconhecido como um dos relevantes empreendedores do setor de TI Brasileiro, por publicações especializadas como ITMidia, IDG, Jornal do Comércio e “Livro dos Grãos aos Chips” de Patricia Knebel. Também atua junto ao 3º setor e na inclusão social/digital através da ONG Parceiros Voluntários, da qual é Conselheiro.
Tema: Transformação Digital para os negócios

MEDIAÇÃO: SIMONE LEITE – Administradora, Empresária, Ex-Secretária de Desenvolvimento Econômico de Canoas, atual presidente da FEDERASUL – Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul.