Na noite do dia 11, quarta-feira, empresários, estudantes, professores, poder público e entidades reuniram-se no auditório da FEMA (Fundação Educacional Machado de Assis), em Santa Rosa, para debater, com a Agenda 2020, os indicadores do município ilustrados na Sinaleira. A discussão ocorreu logo após a posse da nova diretoria da Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa, encabeçada, a partir de agora, pelo empresário Arthur Lorentz, ex-secretário de Ciência, Inovação e Tecnologia do estado.

agenda2020debate20160530

Com desempenho tímido nos dados da Sinaleira, mas longe, também, de estar em uma situação caótica, Santa Rosa aposta na união de forças da própria comunidade o crescimento necessário nas áreas-chave para o desenvolvimento. O prefeito Alcides Vicini fez referência à importância de debates como o proposto pela Agenda 2020 para “discutir as virtudes e deficiências em busca de soluções”.

A discussão se deu a partir dos indicadores e tendências mundiais apresentados, primeiramente, pelo presidente do Conselho Superior da Agenda 2020, Humberto Busnello, e depois os dados específicos de Santa Rosa pelo diretor executivo, Ronald Krummenauer.

Na Sinaleira 2020 o município tem sete sinais amarelos, três verdes e três vermelhos. Chama a atenção o dado que trata dos homicídios. Diferentemente da maioria dos demais municípios, o sinal está verde, pois o número foi de apenas dois no cálculo para cada 100 mil habitantes em 2015, muito abaixo da meta de dez homicídios.

No vermelho estão o índice de coleta e tratamento de esgoto, a taxa de mortalidade infantil e o Ideb das séries finais do ensino fundamental. Já em amarelo, e, portanto, numa situação intermediária, indicadores de PIB e renda per capita, emprego, ocorrências de tráfico de drogas, entre outros.

Vários participantes fizeram suas considerações no evento que durou cerca de duas horas e meia. A Agenda 2020 se colocou à disposição tanto da Agência de Desenvolvimento quando do poder público para ajudar na busca de soluções para as deficiências evidenciadas pelos dados da Sinaleira 2020.

Veja todos os indicadores de Santa Rosa apresentados neste evento no site da Sinaleira 2020.