Tomou posse na noite do dia 11 de maio, a nova diretoria da Agência de Desenvolvimento (AD) de Santa Rosa. Na presidência, o vice-presidente do Sinduscom, Artur Lorentz, e na diretoria, outros integrantes dos sindicatos patronais, que são associados à AD.

novadiretoria2016b novadiretoria2016a

A posse ocorreu durante evento da Agenda 2020, o Desafio das Cidades – Santa Rosa, com parceria da Fema e Agência de Desenvolvimento. Lorentz revelou que a ideia desta nova estrutura baseia-se no resgate de dois fatos que nortearam o desenvolvimento em épocas passadas: o funcionamento do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Santa Rosa, nas décadas de 1980 e 1990, que envolveu um grande grupo de lideranças que pensava e agia em prol do desenvolvimento, com exemplos concretos de realizações alcançadas; e os segmentos definidos no início da década de 1990, como alicerces do antigo PRCT (Polo Regional de Ciência e Tecnologia): Alimentos, Metal-Mecânico e Construção Civil.

A partir de agora, a Agência está constituída em cinco segmentos, cada um, com um coordenador: Indústria, Comércio e Serviços (Irálcio Amorin, associado do Simmme-sr); Agronegócio (Sérgio Oliveira); Infraestrutura e Logística (Mogar Sincak, associado do Sinduscom); Saúde (Anderson Mantei); e Educação, Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (Felipe Diesel).

O Sinduscom e Simmme.sr, além de estarem diretamente envolvidos com a Agência, apoiam a Agenda 2020. O objetivo é traçar planos e ações que façam da entidade um elemento dinâmico e propulsor do desenvolvimento regional.