No último sábado (14), uma comitiva da 20ª Feira Nacional da Soja (FENASOJA), esteve participando da 34ª Festa Nacional do Imigrante, no Parque das Nações, na cidade de Oberá, Argentina. A festa reúne uma programação cultural, expondo a música, costumes, história e gastronomia de cada uma das etnias participantes.

Na parte da manhã, Gilmar Francisco Vione, Presidente da Comissão de Agricultura da 20ª Fenasoja e Cléo Rockenbach, Coordenador Geral da 20ª Fenasoja, estiveram reunidos com o Engenheiro Agrônomo, Octavio Enrique Ingaramo, diretor do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), Centro Regional Misiones e Hector Eduardo Boccanera, do INTA, de Oberá. Na oportunidade foi entregue pelo Presidente da Comissão de Agricultura, Gilmar, o convite oficial para que o INTA participe da 20ª Fenasoja, assim como já vem ocorrendo nas edições anteriores.

No final do dia, no interior do Parque das Nações, foi realizado o plantio de um clone da árvore lunar, doada pela Indumóveis Internacional, para marcar a relação de amizade existente entre os povos vizinhos, através da Fenasoja, Hortigranjeiros, Oktoberfest, Festa das Etnias e Indumóveis, com a Festa Nacional do Imigrante. Na sequência, no palco principal de apresentações artísticas da Festa, foi realizado o lançamento da 20ª Fenasoja, para o público presente.

O pronunciamento e convite foram feitos pelo Vice-Presidente da 20ª Fenasoja, Gerson Miguel Lauermann, que também entregou um quadro com a cópia de uma fotografia onde mostra a participação da Província de Misiones na 1ª Fenasoja em dezembro de 1966. Na oportunidade, o Presidente da Federação das Coletividades, Bernabé Aguirre, entregou um certificado de participação na Festa.

A comitiva esteve formada pelo Vice-Presidente da 20ª Fenasoja, Gerson Miguel Lauermann, o Coordenador Geral Cléo Antonio Rockenbach, o Presidente da Comissão de Relações Internacionais, Edson Luís Lautharte, o Presidente da Comissão de Agricultura, Gilmar Francisco Vione, o Presidente da Comissão de Etnias, José Albino Rohr, o Presidente da Comissão de Divulgação, Paulo Gilberto da Rosa, o Presidente da Comissão de Logística, Josélio Vendrúsculo, a Secretária Municipal de Administração, Cláudia Regina Bachinski, o Presidente da 5ª Fenasoja e da 4ª Indumóveis Internacional, Nilso Fortunato Guidolin e o Presidente da 5ª Indumóveis, Adelco Fuhr.

Também prestigiaram o evento, Airton Bertol da Silva, Presidente da Fundação Pró-Ponte Porto Mauá/Alba Pose e César Curado Fleury Filho, Cônsul Brasileiro na cidade de Concepción no Paraguai.