Seminário do Aeroporto Região Fronteira Arco sul foi promovido pela comissão central da 20ª Fenasoja, na tarde de sexta, dia 09, no Auditório do Centro Administrativo do Parque de Exposições em Santa Rosa. Na ocasião esteve presente o Ministro da Secretaria da Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, o Administrador do Aeroporto Municipal de Chapecó/ SC, Eglon Buraseska, a Presidente da 20ª Fenasoja Ângela de Faria Maraschin, o Vice-Presidente da 20ª Fenasoja Gérson Lauermann, o Prefeito, em exercício, de Santa Rosa Luis Antônio Benvegnú e demais autoridades locais e regionais.

O encontro teve como principal objetivo a discussão na melhoria do Aeroporto Municipal Alberto Lehr, de Santa Rosa, através de diferentes painéis onde foram levantadas ideias, planos e expectativas para a implantação e melhoria do mesmo.

A abertura do seminário foi realizada pela Presidente da 20ª Fenasoja. Ângela destacou a importância desse evento para a cidade de Santa Rosa e região, “Quando foi proposto para a Fenasoja promover esse evento, abraçamos ele, pois sabemos da importância de um aeroporto para a nossa região. Nossa ideia é continuar realizando nos próximos anos esse encontro a fim de dar sequência nas discussões aqui propostas e desta forma melhor acompanharmos os desdobramentos dos assuntos discutidos”.

Benvegnú ressaltou as dificuldades nas distâncias percorridas pela população santa-rosense, “precisamos discutir esse assunto, pois é de suma importância para a nossa comunidade, precisamos de uma infraestrutura de qualidade, para podermos crescer ainda mais na economia de nossa cidade e região”, afirma o Prefeito, em exercício, de Santa Rosa Luis Antônio Benvegnú.

Em seguida foi apresentado um áudio visual da atual e futura situação do aeroporto, ao Ministro da Aviação Civil, pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico de Santa Rosa, José Fernando Borella.

Moreira Franco destacou a importância do vídeo apresentado e afirmou que os valores orçados para o aeroporto de Santa Rosa podem chegar aos 20 milhões, recursos esses, que foram liberados através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). “A presidenta Dilma Rousseff anunciou, no ano passado, em Brasília, que o governo investirá R$ 7,3 bilhões em 270 aeroportos regionais, sendo que um desses aeroportos beneficiados será o de Santa Rosa”, ressaltou o ministro.

O Ministro também destacou que não haverá dificuldades na liberação desses recursos para os locais que já possuem o projeto pronto, colocando-se a disposição da região garantindo o recurso.

Ao final do pronunciamento do ministro, foi entregue através de autoridades locais, uma carta chamando atenção para os valores de passagens, horário e destinos dos voos; redução do valor do ICMS do querosene e a elaboração de estudo de viabilidade para incentivar a compra de bilhetes. Além, do projeto orçado em 17 milhões e 310 mil reais, referente a intervenções e ampliações na pista, no estacionamento aéreo, na segurança e estação dos passageiros.

Em seguida o Administrador do Aeroporto Municipal de Chapecó/ SC, Eglon Buraseska, apresentou o caso do Aeroporto de Chapecó, onde explanou através de um áudio visual e imagens a situação do aeroporto antigamente e hoje.

De acordo com o Ministro da Secretaria da Aviação Civil Moreira Franco, nos próximos dias virá a Santa Rosa, técnicos que realizarão um estudo técnico visando à realização do projeto.

O Aeroporto de Santa Rosa possui hoje a capacidade para aeronaves com até 30 passageiros, com as reformas e ampliações serão possíveis o pouso e as decolagens de aeronaves de até 60 passageiros.

O seminário encerrou com um coquetel para todos os presentes no evento.