A Prefeitura Municipal de Santa Rosa representada pelo Secretário Municipal Fernando Borella participou no dia 10/06/13 na Assembléia Legislativa do Estado do RS da Mesa Redonda sobre investimentos em aeroportos e os subsídios para a aviação regional no interior do Rio Grande do Sul. O debate foi provocado pelo Deputado Federal Jerônimo Goergen, presidente da CINDRA (Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia).

Após a reunião de trabalho na AL, os participantes foram recebidos em no Palácio Piratini em audiência com o Vice Governador do Estado, Beto Grill, onde foi apresentada as demandas oriundas da reunião entre os prefeitos, representantes dos municípios e deputados. Entre os pleitos entregue ao Vice governador estão a articulação do Estado junto a Presidente Dilma para que os investimentos já anunciados pelo governo federal e destinados a aviação regional tenham o início de suas obras iniciadas ainda este ano.

Outra importante demanda foi a solicitação de estudo pela Secretaria Estadual de Fazenda visando reduzir o ICMS sobre a querosene, que é de 17% no RS, sendo que em Santa Catarina é 3%, tornando mais competitivo e viável o mercado da aviação neste estado. A querosene é o combustível usado na aviação e corresponde a 45 % dos gastos das empresas aéreas.

Segundo o Secretário Borella o Governo Federal irá aplicar 2,2 bilhões por ano, a partir de 2013 na construção, reforma e ampliação de 270 aeroportos regionais, sendo 15 do RS com estimativa de 300 milhões em investimentos. Borella afirma que para a região “além das obras anunciadas para o aeroporto de Ijuí, já temos a previsão de R$ 10 milhões para o Aeroporto de Santa Rosa e R$ 12 milhões para Santo Angelo.”