Acreditar na força desta terra e no trabalho da nossa gente faz parte da história da Cooperativa Mista São Luiz. É este o espírito que anima a Cooperativa a investir cada vez mais na região, ampliando sua área de atuação e se consolidando como uma das principais forças do agronegócio do Rio Grande do Sul, concretizando uma antiga aspiração do quadro social.

O mais recente investimento da Cooperativa Mista São Luiz, a Indústria Processadora de Grãos – Unidade Cruz Alta possui capacidade de processar 1000 toneladas/dia de grãos para a produção de 180 toneladas/dia de óleo degomado de soja e 760 toneladas/dia farelo de soja.

O óleo degomado serve como insumo para as indústrias de óleo refinado e para a produção de biodiesel, já o farelo de soja é comercializado para alimentação animal, se constituindo na melhor fonte de proteína disponível no mercado.

A Indústria Processadora de Grãos da Coopermil está instalada na cidade de Cruz Alta, em uma área de 30 hectares e gera hoje 92 empregos diretos. É a única no estado do RS a operar dentro do sistema cooperativo. Ou seja, a Coopermil é hoje a única Cooperativa do RS proprietária de uma Indústria Processadora de Grãos, isso gera mais segurança para o produtor e para a Cooperativa, que diversifica e expande seus investimentos agregando valor à cadeia produtiva agropecuária.

O investimento da Cooperativa nesta indústria revela o comprometimento da Coopermil com a região, são 32 milhões de reais investidos nesta Unidade. A importância desta Indústria para a região se reflete também na previsão de geração de impostos para o ano de 2013, que alcança os 2 milhões de reais.

Na manifestação do presidente da Coopermil, durante os atos oficias do anuncio do mais recente investimento da Coopermil, ele lembrou: “que é pela graça e bondade de Deus, que tem sempre acompanhado a Coopermil em sua história, que foi possível chegar a mais este investimento significativo da Cooperativa, contando com a participação do quadro social e de todos os amigos e parceiros da Coopermil, agora também em Cruz Alta, estaremos de forma simples e sincera, honesta e transparente buscando o desenvolvimento e o crescimento de todos que investem e acreditam nesta terra”.