Os Conselhos Regionais de Desenvolvimento das regiões Celeiro, Fronteira Noroeste, Missões e Noroeste Colonial, que compõe a Região Funcional 7, estiveram reunidos na terça-feira da semana passada em reunião-almoço, em Ijuí, que planejou programas para a aceleração do desenvolvimento regional. Os programas estão sendo finalizados e devem ter início ainda neste semestre, nos municípios da região.

Os Programas envolvem a qualificação e  capacitação da gestão pública; fortalecimento das cadeias produtivas; e assessoria técnica aos municípios para elaboração dos planos estratégicos de desenvolvimento municipal. Para o coordenador da Região Funcional 7 e presidente do Corede Fronteira Noroeste, professor da UNIJUÍ Pedro Büttenbender, estes programas são propostos no momento do início dos mandatos das gestões municipais: “estas ações todas irão definir as prioridades que irão integrar o Programa de Aceleração do Crescimento do Noroeste Gaúcho – PAC Noroeste que deverá estar concluído para o início do segundo semestre deste ano".

As ações serão coordenadas pelos Coredes e Associações de Municípios, com assessoria das Universidades e o apoio de órgãos do governo do estado. O Noroeste Gaúcho congrega as regiões Celeiro, Fronteira Noroeste, Missões e Noroeste Colonial, abrangendo 77 municípios e responsável por  7% do PIB e 7% da população gaúcha.

__________________________________________________        
Felipe Dorneles
Jornalista (MTb.: 13.721)
Professor do Curso de Comunicação Social – DACEC/UNIJUÍ
Coordenadoria de Marketing/UNIJUÍ – Campus Santa Rosa
55 3511-5214 / 9912-4131 / 9151-2490