No dia 07 de dezembro, uma reunião com empresários, lideranças do setor moveleiro e representantes de entidades marcou a apresentação do Distrito Moveleiro do município de Santa Rosa. “Um sonho antigo da comunidade e uma luta diária da nossa administração, que hoje é realidade”, assim o Prefeito, Orlando Desconsi, iniciou a explanação, minuciosa, de todas as etapas dessa grande conquista.

Na oportunidade, os presentes se manifestaram destacando a importância do Distrito para o município e região.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Altairo Brizola, o Diretor de Desenvolvimento Econômico, Marcos Alves e o Diretor de Qualificação Profissional, Valmir Pudell, através de um áudio visual, mostraram o empreendimento e o estágio atual das obras de infraestrutura. Ainda, o Procurador Geral do Município Tiarajú T. de Andrade explanou a Lei que rege o Distrito.

O Prefeito, Orlando Desconsi, aproveitou a oportunidade para assinar o Decreto que institui o loteamento do Distrito, que contempla 33 lotes, com 1593 m² a 2947 m².

“Com o loteamento pronto, fica para a próxima gestão apenas a concessão dos lotes às empresas interessadas, mediante apresentação de projeto do empreendimento, um dos requisitos para conseguir lotes no Distrito”, disse o Secretário Brizola. 

O Distrito passo a passo

Compra do Terreno

Em 2009, o município adquiriu uma área de 10 hectares, por R$ 400 mil reais, localizada em Cruzeiro, próximo ao Instituto Federal Farroupilha em direção a RSt 472.

Licença Ambiental e Prévia de Instalação

Cerca de 800 mudas de árvores nativas foram plantadas pela Administração para compor o acortinamento vegetal, atendendo as exigências da FEPAM. Essa liberação permite a implantação do projeto urbanístico do Distrito Industrial Moveleiro e permite a realização do trabalho de infraestrutura no local.

Lei Aprovada

Uma audiência Pública foi realizada em maio de 2011, com o objetivo de discutir o Projeto de Lei que institui e regulamenta o funcionamento e a ocupação do Distrito. A Lei no 4.818 foi aprovada em 09 de junho de 2011.

Obras

Em dezembro de 2011 tiveram início as obras de infraestrutura do Distrito. A Secretaria de Obras realizou a terraplanagem e abertura das ruas, A, B e C. As obras de pavimentação de calçamento estão em andamento. A instalação da rede elétrica está em fase de conclusão e as obras da rede pluvial já estão concluídas.

A rede de água do Distrito, que será custeada pelo Fundo de Gestão Compartilhada em Saneamento já foi licitada. Em todo o Distrito serão investidos aproximadamente R$ 1,5 milhão, de recursos dos governos estadual e federal, com contrapartida do município.

Nome

A Câmara aprovou na sessão do dia 03 de dezembro, o nome de Distrito Industrial Moveleiro Ulrich Maske, proposto pelo Prefeito Orlando Desconsi. Filho de imigrantes alemães, Ulrich foi um dos empreendedores pioneiros de Santa Rosa na fabricação de móveis e esquadrias. Ulrich residiu durante muitos anos na Avenida Expedicionário Weber, foi o fundador da empresa Esquadrias Toni Ltda., atualmente tocada por seus filhos, e faleceu em abril de 2009, aos 73 anos.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Rosa
Santa Rosa – (55) 3511-5100