Como presidente do COMUDE e Gerente Executivo da AD foi uma satisfação ter trabalhado junto com os demais parceiros para consolidar o Projeto Jornadas em Santa Rosa e região.

O PROJETO JORNADAS sobre as potencialidades da Grande Santa Rosa surgiu a partir do convite realizado por lideranças argentinas durante a 19ª FENASOJA as entidades e empresários de Santa Rosa, estes organizaram uma comitiva e participaram das jornadas de potencialidades da produção regional do MERCOSUL realizada na cidade de Posadas (Misiones – Argentina) nos dias 17 e 18 de maio de 2012, ao qual tive o privilegio de participar.

Após o retorno deste evento, motivados pela ideia, a AD (entidades mantenedoras) e COMUDE (sindicatos laborais e patronais) juntamente com FEDERASUL (ACI’s da região), COREDE/FN (universidades da região) e AMGSR (Prefeitos da região) propuseram um evento semelhante ao ocorrido em Posadas aqui na região noroeste do Estado do RS.

Sendo assim, nascia o evento Jornadas sobre as potencialidades da Grande Santa Rosa. O objetivo principal destas jornadas setoriais foi apresentar a intenção de retomar o processo de desenvolvimento desta região do Estado do RS, através de projetos que visam apontar ações inicialmente em sete setoriais, Metalmecânico, Construção Civil, Comércio e Serviços, Moveleiro, Têxtil, Agronegócios, e Tecnologia da Informação.

Durante os meses de outubro e novembro de 2012, cada setor reuniu-se com seus representantes e discutiu propostas, sendo duas propostas para os Governos (municipal, estadual e federal), duas para as Entidades e duas para as Empresas. Após foi elaborado um Plano de Ação, com definição dos responsáveis e prazos para o desenvolvimento as ações propostas.

Na última sexta-feira, 23, em evento no centro cívico de Santa Rosa, foram apresentadas para a comunidade local e regional as demandas e ações propostas por cada um dos setores envolvidos, sendo aprovadas pelo poder público (prefeitos e deputados), entidades e comunidade presente.

Entendo que a próxima etapa será monitorar as ações já apontadas no plano de ação e auxiliar na conclusão das metas propostas para cada setor. Sendo, desde já, necessária para o próximo ano a elaboração da próxima fase do evento, com foco na avaliação das ações que foram propostas.

José Fernando Borella
Presidente do COMUDE
Gerente Executivo AD