Chegou o momento tão esperado de colher os frutos da maior área de cultura de inverno na nossa região: o trigo. Embora as condições climáticas – chuva, granizo e vendavais – tenham prejudicado o rendimento da cultura e a qualidade do grão, é necessário que se tenha alguns cuidados para que a palha da cultura seja uma aliada no controle da erosão. A recomendação é que se inicie a colheita quando o solo apresentar condições de umidade para a circulção das máquinas de forma que não causem compactação. A compactação, por si só, é um dos maiores problemas que temos na região e pode resultar na redução da infiltração de água no solo e do aumento da enxurrada, que leva solo, palha, semente, calcário e adubo para as partes mais baixas das lavouras, além de poluir fontes, riachos e rios.

É recomendável que a colheita seja feita em contorno tendo em vista que o rastro deixado pelas máquinas são caminhos para o escorrimento da água da chuva que não infiltra no solo. Já a regulagem do picador deve ser efetuada para que haja uma distribuição uniforme da palha na superfície do solo e evite o excesso de trituração. Tais cuidados são fundamentais para uma perfeita cobertura e melhoria das condições de solo.

As recomendações são das seguintes entidades: Emater/RS-Ascar, Embrapa, cooperativas, Banco do Brasil, Associação dos Engenheiros Agrônomos,  Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretários Municipais de Agricultura, Sindicato Rural, Agência de Desenvolvimento, Universidades e Escolas Estaduais Agrícolas da região de Santa Rosa.
 
——————————————————————————–
Deise A. Froelich
Jornalista
Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar Regional Santa Rosa
Fone: (55) 3512-6665 e (55) 9979-8195
Rua Ectore Beltrame, 60/21, CP 1001 – Santa Rosa RS – CEP 98900-000
www.emater.tche.br