Acontecerá em Porto Alegre a Conferência Macrorregional de Desenvolvimento Regional,  nos dias 24 a 26 de outubro, do qual o Ministério da Integração Nacional objetiva a reformulação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional – PNDR. Em nível estadual aconteceu no RS a Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional nos dias 25 e 26 de setembro. Houveram palestras, plenárias, grupos de trabalho e encerramento com votação de Prioridades e Eleição de Delegados para as etapas Macrorregional e Nacional. Em dezembro acontecerá a Conferência Nacional em Brasília.

O COREDE FN esteve representado pela Secretária Executiva Dolores Elci Rutzen Turra que foi eleita delegada para a etapa Macrorregional e Nacional. O Rio Grande do Sul sediará a etapa macrorregional da Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional, que realiza debates simultâneos em todo o País. Representações dos três Estados do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estarão reunidos em Porto Alegre, dos dias 24 a 26 de outubro, para o debate da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

No total, foram eleitos 57 delegados da região sul, sendo 20 do Rio Grande do Sul, durante as Conferências Estaduais de Desenvolvimento Regional. Os debates serão organizados em quatro grupos de trabalho, e definirão as indicações da macrorregião para a Conferência Nacional, que tem por objetivo principal a renovação da PNDR – Plano Nacional de Desenvolvimento Regional.

A nossa representante destaca entre os itens que estão sendo discutidos situações com a questão da recriação da Sudesul – Superintendência dos Estados do Sul e da revisão dos índices de análise dos dados das regiões que hoje são feitos pelo PIB e que este não retrata a nossa realidade. A Comissão do Sul defende outro índice que retrate a nossa real situação a fim de podermos também ter acesso aos recursos dos órgãos deste Ministério.

As etapas Macrorregionais da Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional são eventos promovidos pelo Ministério da Integração Nacional. No RS, o evento tem apoio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã  (Seplag), e acontecerá no auditório e salas anexas do Centro Administrativo Fernando Ferrari – Avenida Borges de Medeiros, n° 1501).  A abertura do evento acontece no dia 24 de outubro, no auditório da Seplag.