O sistema plantio direto é adotado em praticamente todas as lavouras de nossa região, porém, pela falta de rotação de culturas e a escassez de palhas, os nossos solos estão sofrendo um grande desgaste provocado pela erosão.

Evitar a erosão, perda de fertilidade do solo e contaminação de água são metas de todos os agricultores. Neste sentido, a semeadura em contorno e o uso de terraços em nível são fatores de grande importância para  diminuir a velocidade das águas causadoras da erosão.

Realizar operações de preparo do solo e semeadura morro acima, morro abaixo favorece o processo de erosão, ou seja, perda de solos, de água, de fertilizantes e de sementes. Semear em contorno significa não desperdiçar recursos naturais e dinheiro. Neste processo deve-se dar preferência a semeadoras equipadas com sulcadores. Quando usados em contorno, os sulcos de plantio funcionam como pequenos terraços que diminuem a quantidade e a velocidade da água que escoa da superfície. O plantio em contorno é uma recomendação das seguintes entidades: Emater/RS-Ascar, Embrapa, cooperativas, Banco do Brasil, Associação dos Engenheiros Agrônomos,  Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretários Municipais de Agricultura, Sindicato Rural, Agência de Desenvolvimento, Universidades e Escolas Estaduais Agrícolas da região de Santa Rosa (no momento da divulgação citar o nome de sua entidade, se não estiver listada).

————————-
Deise A. Froelich
Jornalista
Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar Regional Santa Rosa
Fone: (55) 3512-6665 e (55) 9979-8195
Rua Ectore Beltrame, 60/21, CP 1001 – Santa Rosa RS – CEP 98900-000
www.emater.tche.br