A convite da Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa estiveram em Santa Rosa lideranças de Santo Ângelo, reunidas com Entidades e lideranças empresariais de nosso município, tendo como pauta o desenvolvimento regional.

O encontro ocorreu no dia 23 de agosto, nas dependências da ACISAP, às 18h30, com a presença do Prefeito de Santo Ângelo Eduardo Loureiro; representantes do COMUDE Srs. Carlos Pippi, Fernando Londero, João Batista da Silva, Benoni Squizani; da ACISA o Presidente Sr. Antonio Toscani e o Advogado Sr. Luis Clóvis da Rocha; do CDL o Sr. José Nilton Ribeiro e o representante da 16ª Fenamilho Sr. Bruno Hesse juntamente com as lideranças de Santa Rosa os Srs. Presidente da ACISAP José Muñoz Garcia; Presidente da AD Jairo Lacks; Presidente do CCP da AD, Ênio Gehm; Presidente do COMUDE, Fernando Borella; Presidente do Sindicato Rural, Edson Gross; Representante da OAB, Diógenes Andrigueto; Presidente do Sinduscom, Jaime Mattiazzi; Diretor da Empresa Jornalística Noroeste, Sérgio Mallmann; Representante da ACICRUZ, Paulino Glassmann; Vice-Presidente Regional da Federasul, Rubi Artus; Presidente do Sindilojas e Vice-Presidente Regional da Fecomércio, Leonides Freddi; Diretor da Rádio Santa Rosa, Roberto Donadel; Presidente da Fundação Pró Ponte Intl Alba Posse Porto Mauá, Airton Bertol; Presidente do Corede e Pro-Reitor da Unijui Santa Rosa, Pedro Büttenbender; Conselho Consultivo da Fenasoja e Febap, Herberto Werner.

O objetivo do encontro foi construir juntamente com as lideranças de Santa Rosa e Santo Ângelo ações e projetos para o desenvolvimento regional. Dentre os diversos assuntos tratados encontra-se a importância de um aeroporto e ponte regional; melhorias e duplicação das rodovias, a exemplo da RS 344; articulação para o retorno eficiente do transporte ferroviário (ALL); articulação de um trabalho em conjunto diante dos impactos das barragens no Rio Uruguai; participação das regiões ativamente nas ações da FEBAP; unificação das eleições das ACI’s e a preocupação em relação ao tráfico e consumo de entorpecentes, por serem regiões de fronteira.

O próximo encontro ficou definido para o dia 18 de outubro de 2012, em São Miguel das Missões, para aprofundamento das pautas levantadas.