As entidades entendem que a Região Noroeste do Estado Rio Grande do Sul, historicamente conhecida como região pujante e com elevados indicadores de desenvolvimento econômico e social, vem enfrentando crescentes e profundas dificuldades para fazer frente aos seus desafios presentes e futuros. Diante do contexto, propõem um evento denominado de jornadas sobre as potencialidades regionais.

A proposta das jornadas surge com a intenção de aprofundar o debate sobre os pontos fortes e fracos de alguns dos principais setores que movimentam a economia regional.

A missão das jornadas será promover o debate visando alavancar o empreendedorismo e a inovação nos diversos setores de nossa economia regional, através de uma análise dos ambientes internos e externos, ou seja, as forças e fraquezas, as oportunidades e ameaças para os setores do metal mecânico, construção civil, moveleiro, têxtil, agronegócios e informática.

O objetivo principal, depois de levantadas as demandas nas jornadas, será envolver as lideranças políticas regionais no desenvolvimento das ações apontadas no evento.

A proposta das jornadas apresentada pela AD e ACISAP aos representantes de várias entidades na semana passada definiu uma reunião para o dia 22/08/2012 às 17 h na ACISAP para escolha dos coordenadores de cada setor.