A população de todo o Estado do Rio Grande do Sul poderá votar na Participação Popular e Cidadão (PPC) Orçamento 2013, na próxima quarta-feira, dia 04 de julho. Na região, o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Fronteira Noroeste coordena o processo de participação popular.

Na manhã de hoje os 20 municípios da região estiveram no Campus da UNIJUÍ em Santa Rosa, onde receberam o material e as últimas orientações sobre o processo do dia 04 de julho. Cada cidadão poderá escolher quatro prioridades dentre as 18 que compõe a cédula de votação. Para estas prioridades são disponibilizados R$ 3,9 milhões, recurso que será dividido entre as mais votadas. Os 10 municípios que registrarem a maior participação em relação ao número de eleitores irão dividir bônus de RS 589 mil.

Na cédula de votação estão contempladas também demandas estratégicas, que deverão entrar no Orçamento do Estado. Neste campo, o eleitor poderá escolher duas, entre de cinco demandas: construção de centro de práticas integrativas e complementares na área da saúde (Santa Rosa); apoio a expansão da banda larga; qualificação da assistência técnica e extensão rural; programa de correção do solo; modernização dos aeroportos do Estado – aeroporto de Santa Rosa.

A votação será no dia 04 de julho, quarta-feira, durante todo o dia, nos pontos de votação. Algumas urnas fixas receberão votos nos três turnos, de acordo com os roteiros de cada município. Na internet, a votação segue até a meia noite. Mais informações no www.participa.rs.gov.br ou no Campus da UNIJUÍ, pelo fone 3511-5200.

Veja a cédula com a descrição e valores de cada demanda (arquivo PDF)