Através de ofício, o COMUDE – Conselho Municipal de Desenvolvimento de Santa Rosa – solicita ao SEINFRA – Departamento Aeroportuário do Estado do Rio Grande do Sul – informações sobre o cronograma de início de obras da duplicação da RS 344.

A duplicação ocorrerá entre o Distrito Industrial de Santa Rosa à saída do trevo que leva ao município de Tuparendi.

Informações e dados estatísticos apontam para elevado numero de acidentes leves e até fatais ocorridos na RS 344, geralmente nas proximidades do Distrito Industrial de Santa Rosa, o que tem causado insegurança às pessoas que fazem diariamente este percurso para o trabalho, principalmente, nos horários de pico. Tais situações, somadas ao fator econômico prejudicial às empresas, devido ao afastamento de seus empregados em virtude de lesões graves decorrentes de acidentes, são motivos de preocupação que sugarem uma intervenção pública e social na resolução do problema.

A duplicação, além de permitir melhor segurança aos seus usuários, principalmente pedestres e ciclistas, também poderá propiciar um alavancamento no desenvolvimento econômico e social em nosso município e região, uma vez que possibilitará um tráfego mais ágil e equilibrado, e de outra sorte, estimulará a instalação de novas empresas neste perímetro geográfico.

Entendemos, também, a duplicação da RS nesse trecho, por si só, não resolverá a problemática em questão, sendo, obviamente, necessário, a colocação de um redutor de velocidade, placas de sinalização e a viabilização de rótulas nestes percursos para propiciar maior segurança aos casarios.

Documento em arquivo PDF: