Foi elaborado e enviado um documento assinado pelas lideranças solicitando o andamento das demandas já encaminhadas ao Governador no momento em que Santa Rosa foi sede da Interiorização do Estado RS.


Excelentíssimo Senhor
Dr.Tarso Genro
D.D. Governador do Estado do RS

Senhor Governador;

Ao cumprimentá-lo cordialmente as entidades AD/Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa, ACISAP/Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Santa Rosa, Vice Presidente Regional da CIERGS/Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul e Prefeitura Municipal de Santa Rosa entidades focadas no desenvolvimento da região noroeste do estado vem a Vossa Senhoria expressar o que segue.

Na oportunidade em que o município de Santa Rosa foi sede da Interiorização do Governo do Estado foi protocolado junto a Vossa Excelência um documento expondo nossas prioridades. Diante deste breve relato queremos informações sobre o atual andamento das seguintes demandas:

INFRAESTRUTURA:

1-Projeto o Estado na Estrada – Lote 13. Retomar esse projeto, que contém algumas das prioridades da região como:

a)Recuperação da RS 344 – Santa Rosa/RS a Entre Ijuís/RS.

b)Recuperação da RS 165 – São Luiz Gonzaga/RS a Roque Gonzáles/RS.

2-A duplicação da RS 344 – entre o Distrito Industrial de Santa Rosa/RS até a saída do trevo que leva ao município de Tuparendi/RS. Processo 01610/09-9. AJ-CD 081/10 – Empresa contratada ENCOOP. ENGENHARIA LTDA.

3-ERS 162 – Acesso asfaltado entre os municípios de Santa Rosa/RS a Guarani das Missões/RS. Processo nº 13521-04.35-09/6. Empresa Contratada SD ENGENHARIA LTDA.

4-ERS 575 – Acesso asfaltado entre BR 472 e Porto Vera Cruz/RS.

5-Ponte Internacional – Apoiar ação regional para construção da ponte, com destaque para o acesso Porto Mauá/Alba Posse.

6-Hidroelétricas binacionais no Rio Uruguai – Apoiar ações de investimentos nas Barragens sobre o Rio Uruguai com a Argentina.

a)Priorizando a já anunciada Barragem de Panambi no município de Alecrim/RS.

b)Permitindo o uso da água formada pela barragem para projetos de irrigação e piscicultura.

7-Porto Seco – implantação de um porto seco rodoferroviário que atenda Santa Rosa e região. Gerando com isso o escoamento da produção, além de evitar o trânsito de caminhões no centro da cidade.

8-Transporte Ferroviário – efetivar a implantação do transporte ferroviário até Santa Rosa, sendo assim uma alternativa de baixo custo e racionalização do escoamento da produção.

9-Aeroporto Regional de Santa Rosa, fomentar recursos para a melhoria e ampliação de sua infraestrutura.

SAÚDE:

10-Projeto Reforma da Lavanderia e Cozinha do Hospital Vida & Saúde de Santa Rosa. Processo nº 058.291-2000/10.0. Documento para pagamento 129.239.-2000/11.3.

11-Regionalização da saúde – Especialização dos hospitais, de modo que haja integração das casas hospitalares para atender regionalmente.

AGRICULTURA:

12-Programas de Irrigação na Região Noroeste – Estudos da Embrapa sobre o aquecimento global mostram que as estiagens e as perdas no agronegócio serão cada vez maiores na nossa região. Por este motivo, pedimos um programa consistente de irrigação que cumpra todas as etapas, como açudagem, cisternas com projetos de licenciamento ambiental desburocratizado. Implementando-se obras estruturantes dentro de uma política de Estado e de governo. Pleiteia-se o início de trabalhos de estudos e implantação de projetos com prioridade a região de economia familiar como é o nosso caso onde situan-se inúmeras pequenas e médias propriedades que não tem condições individuais de custear seus próprios projetos. Esse feito para a comunidade regional vai marcar a história do Rio Grande do Sul.

Sendo o que tínhamos para o momento e certos de sua compreensão diante o proposto, aguardamos a sua manifestação.

Santa Rosa, 20 de março de 2012.

Orlando Desconsi
Prefeito Municipal

José Muñoz Garcia
Presidente da ACISAP

Jairo Lacks
Presidente AD

Valdir Turra Carpenedo
Vice presidente Regional CIERGS