O presidente da Fiergs foi o palestrante do Almoço de Ideias da Acisap realizado ontem, 8, na sede da AABB, o último grande evento coordenado pela diretoria presidida por Pedro Barili. Antes Heitor Müller conheceu a sede da Acisap, onde recebeu um documento contendo reivindicações pleiteadas com aval do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simmmesr), Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) e Agência de Desenvolvimento (AD).

Três reivindicações pontuais foram apresentadas: instalação de um curso de conformação, pintura e ampliação da oferta do curso de solda; criação de novos cursos técnicos em mecânica e automação, até viabilizar a implantação de um Curso de Mecatrônica; ampliação e melhorias no prédio do Centro de Formação Profissional Senai, compra de novos equipamentos e contração de mais profissionais.

No documento a Acisap, Simmmesr, Ad e Comude observam que o Senai de Santa Rosa não é contemplado há 10 anos com investimentos de porte. Destaca que nesse período, porém, o setor industrial do município apresentou crescimento significativo.

“Como se trata de um investimento bastante elevado, solicitamos um levantamento para ver se há demanda de alunos, porque temos que garantir o funcionamento do curso pelo menos durante cinco anos”, explicou Heitor Müller, para depois arrematar: “havendo demanda confirmada, com certeza iremos implantar um Curso de Mecatrônica em Santa Rosa”.

A Mecatrônica é uma das áreas de formação que alia tecnologias de ponta de mecânica, eletrônica e TI na formatação de produtos, sistemas e processos melhorados. Atua diretamente na automação do processo industrial. O curso, no nível técnico, é bastante procurado nas cidades que oferecem a alternativa de formação, como é o caso de Caxias do Sul.

Fonte: Jornal Noroeste