Três reivindicações pontuais foram apresentadas: instalação de um curso de conformação, pintura e ampliação da oferta do curso de solda; criação de novos cursos técnicos em mecânica e automação, até viabilizar a implantação de um Curso de Mecatrônica; ampliação e melhorias no prédio do Centro de Formação Profissional Senai, compra de novos equipamentos e contração de mais profissionais.
No documento a Acisap, Simmmesr, Ad e Comude observam que o Senai de Santa Rosa não é contemplado há 10 anos com investimentos de porte. Destaca que nesse período, porém, o setor industrial do município apresentou crescimento significativo.
“Como se trata de um investimento bastante elevado, solicitamos um levantamento para ver se há demanda de alunos, porque temos que garantir o funcionamento do curso pelo menos durante cinco anos”, explicou Heitor Müller, para depois arrematar: “havendo demanda confirmada, com certeza iremos implantar um Curso de Mecatrônica em Santa Rosa”.
A Mecatrônica é uma das áreas de formação que alia tecnologias de ponta de mecânica, eletrônica e TI na formatação de produtos, sistemas e processos melhorados. Atua diretamente na automação do processo industrial. O curso, no nível técnico, é bastante procurado nas cidades que oferecem a alternativa de formação, como é o caso de Caxias do Sul.
Fonte: Jornal Noroeste
