No último dia 19 de outubro de 2011, às 18h30min na ACISAP, ocorreu à eleição que definiu o presidente, vice e diretoria do COMUDE, para os efetivos cargos de presidente e vice foram eleitos pelo voto dos presentes, o Sr. José Fernando Borella – Presidente, representante da AD e para Vice-presidente o Sr. João Roque dos Santos representante da Intersindical, para conduzir as ações do conselho nos próximos dois anos.

Borella é natural de Palmeira das Missões – RS, 35 anos, servidor público municipal concursado, é formado em administração de empresas, atua como professor nos cursos de Ciências Contábeis e Administração na FEMA, responde pela função de Gerente Executivo da Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa e também é responsável pelo Posto de Atendimento da JUCERGS em Santa Rosa.

Sobre a missão do conselho, Borella afirmou: “Entendemos que o COMUDE pode cooperar com atividades desenvolvidas pelos poderes executivo, legislativo e judiciário, no que tange aos objetivos a promoção do desenvolvimento ou a viabilização de uma participação mais direta dos cidadãos nos processos decisórios da esfera pública”.

A primeira proposta que será colocada em pauta para a nova diretoria será a necessidade de registrar nos órgãos competentes o estatuto do COMUDE, para que a partir da sua legalidade jurídica possa existir a possibilidade formal de buscar recursos a fim de viabilizar a execução das ações pretendidas.