Uma comitiva de Santa Rosa esteve em Erechim para conhecer projetos desenvolvidos com sucesso no município. A viagem foi organizada pela Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa.

Participaram da agenda a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Sônia Conti, a Diretora Aline Marconcine, o Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico, Enio Gehn, o Secretário Executivo, Fernando Borela, o Presidente do COMUDE, Nilson Butinger e o Gerente da RBS de Santa Rosa, Jairo Lacks. O grupo participou de reuniões com lideranças locais e regionais para buscar experiências referentes ao desenvolvimento econômico do município e da região.

Através das diversas atividades de fomento à qualificação profissional, geração de emprego e renda e incentivo à instalação de novas indústrias, foram apresentados os programas que são exemplos no município. A programação incluiu visita à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Reitoria da URI, CDL, Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai, Distrito Industrial, Parque de Eventos e Centro Cultural.

Na oportunidade, a comitiva também obteve informações sobre o desenvolvimento econômico e social do município, segurança, infraestrutura, indústria, comércio, serviços, gerenciamento de resíduos, projetos existentes e ações realizadas pelas entidades voltadas ao desenvolvimento regional, qualificação profissional da mão de obra e o papel da Universidade no desenvolvimento da região.

Segundo a Secretária Sônia Conti, “Tivemos como observar que o grande potencial empreendedor do município está voltado para as indústrias de doces e do ramo metal mecânico, além do comércio de veículos automotores. A geração de renda é impulsionada pelas feiras setoriais e auto-sustentáveis que acontecem no decorrer do ano. Percebemos o importante papel da Agência de Desenvolvimento na articulação entre os municípios da região, e da Universidade que participa ativamente das diversas ações voltadas ao desenvolvimento econômico e social do município e região”.