A região noroeste recebeu oficialmente nesta sexta-feira(07), o campus Santa Rosa do Instituto Federal Farroupilha. A cerimônia foi realizada no pátio da Instituição e contou com a presença de várias autoridades, incluindo o Reitor do Instituto, Carlos Alberto Pinto da Rosa, o ex-Ministro Tarso Genro, o secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco, o Prefeito de Santa Rosa, Orlando Desconsi, o presidente da 18ª Fenasoja, Marlon Saling, a Diretora do Campus Santa Rosa, Jusseila de Fátima Stamgherlin, entre outras. Estudantes e a comunidade também foram conferir o evento.

O aluno Alexandre Nestor falou sobre a importância dos cursos e da profissionalização de jovens como ele que estão tendo a oportunidade de aprender gratuitamente, “Nós alunos pioneiros estamos tendo a oportunidade de nos qualificar e fomentar o desenvolvimento regional”. A Coordenadora Jusseila Stamgherlin lembrou que na 17ª edição da Fenasoja foi lançado o projeto do Instituto e durante esta Feira, foi realizada a entrega, “Dois anos depois estamos podendo entregar para a comunidade regional uma Instituição com um corpo docente qualificado que oportunizará qualificação para todos segmentos da região”.

A escola oferece, desde março, cinco cursos técnicos. Nos próximos semestres ofertará licenciaturas e cursos superiores de tecnologia. Na escola de Santa Rosa o Ministério da Educação investiu R$ 4,9 milhões em infraestrutura, mobiliário e equipamentos. A unidade atende a 245 estudantes em cursos técnicos de meio ambiente, agroindústria, venda, móveis e edificações, além de curso especial para apenados do presídio estadual da região.

O campus Santa Rosa (http://iffarroupilha-sr.blogspot.com/) integra o plano de expansão da rede federal de educação profissional. Desde 2005, já foram entregues aos gaúchos 12 escolas, com investimento superior a R$ 60 milhões. As unidades de Porto Alegre Restinga, Caxias do Sul, Osório, Bagé, São Borja e Venâncio Aires estão em obras. Com a expansão, o Estado ganhou 3,5 mil novas vagas. Este número, quando todas estiverem em pleno funcionamento, saltará para 22 mil.

Fonte: Site Prefeitura Municipal de Santa Rosa – 08 de maio 2010.