A Universidade e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais têm evento organizado para o dia 30, terça-feira da próxima semana, quando apresentarão formalmente as três mais recentes Redes de Cooperação. A solenidade deverá trazer ao município inúmeras autoridades da esfera estadual, representantes de municípios da Fronteira Noroeste, além de lideranças empresariais e da própria Unijuí.

O evento será às 19h30min, no campus Santa Rosa da Unijuí, quando serão apresentadas as redes AGATRANS (Associação Gaúcha de Empresas de Transportes), VENTURA Peças e Serviços (do comércio varejista de motos, de acessórios e assistência técnica deste segmento) e a ACOFAMI (cooperativas da agricultura familiar). Todas são coordenadas e assistidas pela Universidade dentro do convênio mantido com o Governo do Estado.

O objetivo principal das redes de cooperação é fortalecer as pequenas empresas e cooperativas para atuarem no mercado competitivo, facilitando o acesso a orientação técnica, cursos, compras em maior quantidade e outras ferramentas. E os números do programa são impressionantes, com centenas de empresas que aderiram à iniciativa.

A UNIJUÍ atua somente na Fronteira Noroeste com 31 redes de cooperação, em segmentos diferentes. No Planalto Médio gerencia outras 10 e ainda mais 28 na região de Santa Maria.

Fonte: Jornal Noroeste