Plano Diretor em debate

Uma proposta de alteração do Plano Diretor de Santa Rosa, aprovado em 2008, encontra-se tramitando junto a Prefeitura Municipal. As propostas estão sendo analisadas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável.

Na manhã desta segunda-feira, 23, os 10 vereadores reuniram-se com representantes do Conselho para avaliar as propostas que estão sendo debatidas: “Queremos conhecer as principais propostas que estão sendo analisadas e principalmente, qual a opinião do Conselho frente a cada uma delas”, destacou o Vereador Nelci Dani (PP).

Para o Vereador Valdecir Hemsing (PMDB), caberá a Câmara de Vereadores a análise final das propostas de alterações na legislação, já justifica a preocupação com o tema: “mesmo que as propostas de alterações inevitavelmente terão que passar pela Câmara, é nossa obrigação ouvirmos todos os setores envolvidos, principalmente daquelas pessoas que detém o conhecimento técnico, como é o caso dos engenheiros que compõ em o Conselho”.

Um dos pontos mais controverso do debate ficou a cargo da recente área adquirida pelo município para instalação do Pólo Moveleiro. A preocupação dos vereadores está centrada no impacto que o investimento trará para os moradores mais próximos da área: “Temos indústrias já consolidadas dentro do perímetro urbano que não podemos mais mexer. Agora teremos que ter o cuidado para que as indústrias que lá irão se instalar, não sejam no futuro interpeladas judicialmente pelo barulho, pó ou outro problema relacionado com a saúde pública”, sustentou o vereador Paulo Roberto dos Santos (PPS).

Na opinião de Cláudio Otani, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, somente após um estudo de impacto ambiental poderá ser definido qualquer ação para instalação do novo distrito industrial: “Hoje a legislação fala em 500 metros a área mínima que deve ser resguardada das áreas residenciais, no entanto, somente com um estudo de impacto ambien tal poderemos avaliar melhor e sugerir alternativas ao poder público”, finalizou.

“Temos que planejar Santa Rosa com a certeza de que as decisões tomadas agora são as mais corretas também a longo prazo”, destacou o Vereador Cláudio Schmidt, presidente da Câmara de Vereadores.

Fonte: Portal da Câmara de Santa Rosa