O líder da bancada do PT, deputado estadual Elvino Bohn Gass, vai solicitar ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ivar Pavan (PT), a inclusão do tema suinocultura na agenda política que está sendo proposta pela Casa. A manifestação aconteceu na manhã desta sexta-feira, 7, durante encontro realizado na Câmara Municipal de Vereadores de Tuparendi, que discutiu a crise do setor suinícola no município e na região. Sob gestão petista em 2009, a Assembléia tem pautado debates sobre Grandes Temas, como os eixos democracia e valorização do Parlamento; Crise, Desenvolvimento e Políticas Públicas; e Agricultura e Soberania Alimentar.

O parlamentar destacou a grande quantidade de suinocultores enquadrados no sistema integrado, no qual a indústria fornece o suíno e o produtor se responsabiliza pela engorda do animal. “Neste sistema, há muitos agricultores familiares que produzem a ração para o suíno na propriedade sem nenhum auxílio das indústrias”, lembrou Bohn Gass que, em 2009, conseguiu incluir a suinocultura no Programa Federal Mais Alimentos.

Para contribuir na recuperação do setor, o deputado sugeriu que recursos do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária (Fundesa) sejam utilizados para financiar campanhas de incentivo ao consumo de carne suína. O Fundo foi criado pela iniciativa privada, por entidades e instituições representativas das cadeias produtivas da avicultura, suinocultura, pecuária de corte, e pecuária de leite, para complementar ações de desenvolvimento e defesa sanitária animal no Estado. “Injustamente, a carne suína recebeu muita propaganda negativa nas últimas décadas. Ainda há necessidade de esclarecer a população sobre este mal entendido e divulgar os enormes benefícios do consumo”, concluiu Bohn Gass.
Fonte: site Jornal Noroeste 11/08/09