Um grande número de pessoas compareceu para debater o futuro da água e do saneamento no município; foi uma das audiências públicas mais concorridas dos últimos anos, segundo o proponente da audiência pública, vereador José Albino Rohr.
O vereador Paulo Roberto dos Santos presidiu os trabalhos que contou com a presença do Prefeito Orlando Desconsi, Julio Faccin, Superintendente da CORSAN, Jauro do Nascimento, gerente local e Gilson Prestes, representando o SINDIAGUA.
A população ouviu atentamente todas as propostas apresentadas à CORSAN desde o início do ano, bem como, as contrapropostas feitas pela Companhia.
Quatro pontos permaneceram controversos no debate, o primeiro deles diz respeito ao tempo de contrato. A CORSAN pleiteia 25 anos e o município apresenta a proposta de 20 anos.
O segundo ponto é a redução gradual da tarifa do esgoto que hoje está no patamar de 70%, sendo que o município quer a redução para 40%.
O terceiro ponto, e um dos mais delicados, diz respeito a criação do fundo municipal de saneamento, onde o município impõe duas condições à CORSAN: quer que a Companhia aplique o valor de R$ 16 milhões e 500 mil reais no fundo municipal e a CORSAN oferece uma contra-proposta de apenas R$ 1 milhão e meio e quer debater conjuntamente a destinação destes recursos.
Para manutenção deste fundo municipal de saneamento, a prefeitura exige que a CORSAN invista como contrapartida, 15% dos valores arrecadados com a água em Santa Rosa. A Companhia está oferecendo 5%.
“Temos um compromisso político em não mais renovar com a CORSAN, mas quero avançar até onde for possível, para depois poder me manifestar, e se for o caso, criar uma autarquia municipal que assuma definitivamente os serviços de água e saneamento em nosso município”, destacou Orlando Desconsi.
O Prefeito manifestou o desejo de continuar negociando com a CORSAN, sugerindo que a Câmara de Vereadores integrassem, conjuntamente com o executivo, uma comitiva para ir a Porto Alegre na próxima semana para dar continuidade nas negociações. uma comitiva para ir a Porto Alegre na prugerindo que a Cilho. autarquia municipal que assuma definitivamente os serviços.
fonte: portal da câmara de vereadores