Desde o início de janeiro, o Prefeito de Santa Rosa Orlando Desconsi, está em contato com Brasília, para tentar agilizar os trabalhos de liberação da Ponte Internacional. O impasse estava com o Governo Argentina, que por solicitação havia pedido mais tempo para liberar a licitação.

Esta semana, o Prefeito recebeu uma resposta favorável de Brasília. Através de e-mail, Maria Lúcia Barillo Ribeiro, Assessora Internacional do Governo Federal informou que na IV Reunião de Coordenadores e Gestores do Mecanismo de Integração e Coordenação Bilateral Brasil/Argentina, que ocorreu em Buenos Aires no dia 1° de abril, foi dado início as atividades técnicas. Cada grupo de Trabalho elaborou um informe sobre os avanços dos projetos e planos de ação a curto, médio e longo prazo, para solucionar os pontos conflitantes que tem dificultado o desenvolvimento das atividades.

No momento, esses informes foram apresentados aos Vice-Ministros. A Argentina afirmou que o procedimento interno de aprovação do edital tem duas etapas. A primeira foi concluída e a segunda está em andamento para ser aprovada. Por parte do Brasil, Maria Lúcia afirmou que os procedimentos desta etapa estão finalizados. Ficou acertado então, que o lançamento simultâneo do edital, para a licitação da empresa que vai fazer o estudo que definirá o local onde será construída a ponte, acontecerá no dia 27 de maio de 2009. Segundo Orlando Desconsi Presidente da Associação dos Municípios do Grande Santa Rosa esse já é um importante avanço, “estamos na torcida, mas agora o estudo técnico é que vai definir o local, de qual forma a construção da ponte trará desenvolvimento para região”.
Fonte: site da Prefeitura Municipal de Santa Rosa, 22 de abril de 2009.