De que forma a turbulência mundial pode afetar Santa Rosa e a região? Mais do que diagnosticar nossos pontos fracos, uma intensa agenda de discussão mobiliza nesta sexta-feira, 9, autoridades e lideranças de projeção nacional, estadual e regional na busca de soluções para um provável quadro de dificuldades projetado para os próximos meses.

A discussão foi proposta pelo deputado federal licenciado Osmar Terra, com apoio de entidades que lideram o movimento empresarial organizado da região. Um café da manhã às 7h30min de hoje, no Restaurante Camera, marca o início da programação que destaca para às 13h30min, no auditório principal da ACISAP, um seminário regional.

Até ontem eram anunciadas as presenças em Santa Rosa, além de Terra, dos secretários estaduais Artur Lorentz (Ciência e Tecnologia), João Carlos Machado (Agricultura), Márcio Biolchi (Desenvolvimento e Assuntos Internacionais) e Rogério Porto (Irrigação).

Também participam do esforço conjunto pela busca de alternativas para combater um cenário de crise a presidente da CaixaRS, Susana Maria Kakuta e do diretor de Operações, Rogério de Wallau. Durante a semana, Terra articulava a vinda de representantes do BNDES e Banrisul ligados às áreas de crédito.

“Os setores de máquinas agrícolas, suinocultura, leite e soja (óleo vegetal) exercem uma influência muito grande na economia regional e por isso precisamos criar mecanismos para gerar, se possível, até um pacote anticrise levando em conta justamente nossas peculiaridades”, explicou Osmar Terra. Para ele, pode partir de Santa Rosa uma alternativa para todo o complexo agroindustrial gaúcho.

Fonte: Jornal Noroeste