Corsan se manifesta e sugere prorrogação do contrato

Através de nota enviada à editoria do Jornal Noroeste a Assessoria de Comunicação Social da Corsan ressalta que a Companhia apresentou à Prefeitura proposta de ampliação e manutenção dos sistemas de produção e distribuição de água e expansão do sistema de esgotamento sanitário durante as negociações para a renovação do contrato de concessão, “mas até o momento não recebeu a avaliação da Prefeitura sobre esta proposta”.

Afirma que a Corsan propôs ao prefeito Vicini a prorrogação do atual contrato de concessão por um prazo de seis meses, conforme prevê a Lei de Saneamento (Lei 11445), possibilitando que a administração municipal encaminhe a questão. Informa que essa opção já foi efetivada com os municípios de Erechim, Vacaria e Carazinho, que têm contratos vencendo no mesmo período de Santa Rosa. Destaca que pela Lei de Saneamento, os atuais contratos poderão ser renovados por prazos de seis meses até 2010.
A Corsan também informa que já assinou 59 contratos novos de concessão, com termos “elaborados por uma comissão composta por técnicos da Famurs, Agergs, da própria Corsan e interveniência do Ministério Público”.

Sobre a licitação proposta pelo prefeito municipal, “a Corsan lembra a população de Santa Rosa que existem legalmente três alternativas: primeiro, a licitação para privatização do setor. A segunda alternativa é a criação de uma autarquia municipal, que demandará tempo para atingir os mesmos padrões da Corsan em termos de tecnologia, atendimento e principalmente na qualidade da água distribuída à população. A terceira alternativa, que a Corsan considera a melhor, é a manutenção da empresa em Santa Rosa, com objetivos definidos e todas as vantagens da operação por uma empresa pública comprometida com metas sociais de universalização dos sistemas de água e esgoto”.

A nota é encerrada com o anúncio de que o diretor-presidente da Corsan apresentará a mesma proposta entregue ao prefeito, na sessão da Câmara de Vereadores do dia 8 de setembro, “quando informará aos vereadores e à comunidade as bases da proposta para ampliar os sistemas de água e esgotos de Santa Rosa”.