Serviço gratuito estimula inovação
Site esclarece dúvidas de empreendedores sobre processos e inovação tecnológica
Da Redação
Porto Alegre – Como fabricar pó de pneu? Como elaborar um centro de beneficiamento de mel e outros produtos apícolas? Quais os meios para se montar uma fábrica de pequeno porte de balas e pirulitos? O site do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT) pode ser o caminho para estas entre outras respostas. O sistema, criado no final de 2005 pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), é rápido, gratuito e tem como objetivo incentivar micro e pequenas empresas em seus processos de desenvolvimento e de inovação tecnológica. Os interessados em utilizar o serviço devem acessar o endereço eletrônico www.respostatecnica.org.br

O SBRT facilita o acesso dos empreendedores na busca de informações técnicas de qualidade em diversas áreas, como agricultura, equipamentos médicos, couro e calçados, celulose e papel, máquinas e equipamentos, entre outros. No Rio Grande do Sul, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) é responsável pela elaboração das respostas técnicas que trazem orientação sobre diversos assuntos, como a descrição de processos produtivos e a melhoria de produtos.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Informação Tecnológica do Senai, Enilda Hack, o site conta com um banco de respostas que os empreendedores podem acessar livremente, mediante cadastro no site. “Para se ter uma idéia do tamanho do nosso banco, recebemos diariamente de cinco a oito demandas. A busca no sistema pode ser feita por assunto ou palavra-chave. O usuário pode também se cadastrar no site e enviar uma pergunta, que será respondida no prazo de oito dias úteis. Quando a solicitação for atendida, ele receberá um aviso em seu endereço eletrônico”, afirma.

A assistente técnica do Sebrae/RS, Ana Cristina de Almeida, ressalta que o objetivo da ação é apoiar as micro e pequenas empresas em seu processo de desenvolvimento tecnológico. “Em muitas situações, os empreendedores têm necessidade de obter informações técnicas de qualidade, pois geralmente não contam com um corpo técnico especializado”, afirma. Ana lembra que, recentemente, o SBRT, que teve seu layout totalmente reformulado, foi um dos oito projetos nacionais indicados a concorrer ao maior prêmio de conteúdo eletrônico do mundo, o World Summit Award (WSA). Durante um mês, foram analisados cerca de 400 projetos brasileiros. Além do Brasil, participaram do processo, outros 160 países. “O fato de receber uma indicação de um prêmio tão expressivo é muito importante, porque mostra o reconhecimento de um trabalho que vem contribuindo para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas no País”, afirma.

O SBRT foi criado a partir da união de seis instituições de pesquisa brasileiras, como a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade de São Paulo (USP), entre outras, além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). O Instituto representa o Ministério da Ciência e Tecnologia na ação, responsável pela iniciativa. O SBRT tem o objetivo de atender a empresas demandantes em qualquer ponto do território nacional.

Serviço:
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS: (51) 3216.5165
Central de Atendimento ao Cliente do Sebrae/RS: (51) 3216.5006
Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT): www.respostatecnica.org.br