Ambiente favorável

A Agenda 2020 segue passos firmes e decisivos para tornar o Rio Grande do Sul o melhor Estado para se viver e trabalhar até 2020. Além de mobilizar (e festejar) a presença de centenas de técnicos voluntários em dezenas de fóruns temáticos, a Agenda 2020 persegue talvez aquele que é o seu maior desafio: unir os gaúchos em torno desse objetivo comum.

É uma tarefa árdua, que exige mudança de cultura e de valorização dos projetos públicos. Com segurança e através de uma estrutura de governança, coordenada pela Pólo RS – Agência de Desenvolvimento, a Agenda 2020 reúne empresários, professores, profissionais públicos e privados, entidades, associações, universidades, sindicatos e governo em torno de um ambiente favorável onde mudanças ocorram e projetos importantes para o desenvolvimento gaúcho sigam seu curso. Todos os integrantes desses grupo são, na verdade, facilitadores. Eles perceberam que é fundamental romper com obstáculos que tradicionalmente seguram o desenvolvimento. É assim que acontecem encontros onde a idéia principal é ver as coisas acontecerem: sentir que elas andam, avançam, com emoção e cada vez mais fortes.

É lógico que esses compromissos testam a serenidade de qualquer um. Por sua dimensão e ousadia, a Agenda 2020 é um percurso difícil onde todos estão aprendendo. Mesmo para a Pólo RS, que tem boa experiência em reunir diferentes personagens para atrair investimentos para o Rio Grande do Sul, juntar tanta gente, com origens diversas e interesses diferentes, exige enorme persistência.

Mas parece que esses desafios semeiam um clima favorável na Agenda 2020. De vencer. A dedicação dos seus integrantes abre caminhos e conquista cada vez mais adeptos. Ela desperta interesse e fomenta nas pessoas a necessidade de ajudar o Rio Grande do Sul. Esses cidadãos, embora ainda em pequeno número, são de qualidade e extremamente conscientes dessa missão. Tornam-se ferrenhos defensores da Agenda 2020. Eles integram uma sociedade que rejeita o descaso, a frieza e a indiferença. Esse grupo, dos que não estão apáticos, felizmente cresce sem parar.

O clima na Agenda 2020 está favorável para o desenvolvimento.

Autor: Ronald Krummenauer, diretor executivo da Pólo RS – Agência de Desenvolvimento e coordenador técnico da Agenda 2020.