Em reunião realizada no dia 31 de julho, tendo por local o plenarinho da Prefeitura Municipal, o COMUDE de Santa Rosa fez várias proposições para serem definidas como prioridades regionais, a serem contempladas com recursos da Consulta Popular 2008.
O Prof. Valdir Roque Dallabrida, atual presidente do COMUDE, ressaltou que a reunião transcorreu na maior normalidade, cada setor presente apresentando suas demandas. Ressalta que das ações listadas, as mais salientadas foram: melhorias no aeroporto regional, fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação aplicados à indústria, agropecuária e serviços (Projetos de Pesquisa FAPERGS, Pólo Tecnológico e bolsas de iniciação científica), leitos para a UTI neo-natal, os programas Redes de Cooperação e Extensão Empresarial e o apoio à agricultura familiar – RS Rural.
Por outro lado, a diretoria do COMUDE aproveitou a reunião, para solicitar aos membros do Conselho de Representantes, para que acompanhem o processo de reestruturação do conselho. Ainda nesta semana está sendo encaminhado à Câmara de Vereadores de Santa Rosa, Projeto de Lei, que legaliza o COREDE de Santa Rosa e propõe a reestruturação da representatividade dos diferentes segmentos da sociedade do município. O ato seguinte, após a aprovação da Câmara, será a convocação de uma Assembléia Geral do COMUDE, para aprovação do novo Estatuto e do preenchimento de cargos da diretoria. O Presidente da Câmara presente na reunião, vereador Valmor Bürkle, comprometeu-se dar encaminhamento imediato à tramitação do projeto, colocando-se à disposição para o diálogo.