Amanhã, quarta-feira, dia 16, a Secretaria Municipal de Educação promoverá um ato especial para assinalar o lançamento do projeto que institui o ensino da Língua Alemã em duas escolas da rede.

A Aula Inaugural acontecerá às 19h30min, na Escola Municipal Paul Harris, da vila Beatriz, uma das selecionadas para oferecer o ensino da Língua Alemã. O evento contará com a presença do prefeito Alcides Vicini, da secretária Marli Rozek, de outras autoridades, além de representantes dos CPMs e diretores, da Etnia Alemã de Santa Rosa, da Comissão Central da Oktoberfest, e possivelmente de algum representante do Consulado Alemão do Rio Grande do Sul, sediado em Porto Alegre.

A professora Paula Lippert foi contratada através do concurso público para realizar este trabalho. Na Escola Municipal 15 de Novembro, da localidade interiorana que tem o mesmo nome, todos os alunos do Ensino Fundamental terão aulas regulares de Língua Alemã incluídas na grade curricular. Já na E.M. Paul Harris os alunos, especialmente das séries iniciais, farão atividades de valorização da cultura dos imigrantes.

Ao comentar a iniciativa de oferecer o aprendizado da Língua e da Cultura Alemã, a secretária municipal de Educação reforça dois aspectos. “Primeiro, vamos de encontro às necessidades dos estudantes destas duas escolas, pois na 15 de Novembro há muitos descendentes que utilizam o Alemão como uma segunda língua, e na Paul Harris, a opção é devido a promoção anual da Oktoberfest. Mas mais do que isso, acreditamos que estamos diante de um momento histórico, que remete há seis décadas no passado, quando houve perseguição aos descendentes de alemães e inclusive proibição todas as manifestações, inclusive a falada. Santa Rosa está saldando uma dívida de duas gerações”, justifica Marli Rozek.