A terceira edição da Feira Agropecuária, Comercial, Industrial, Turística e Cultural 2007 (Expoagro) do município de Santo Cristo, que acontece entre os dias 19 e 22 de abril, é a oportunidade que cinco empresas fabricantes de implementos agrícolas de Santa Rosa, município distante 495 quilômetros de Porto Alegre, estavam esperando para ficar frente a frente com o seu público-alvo: os produtores rurais. Aproximar as duas partes é o objetivo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) ao proporcionar a participação dessas empresas, pela primeira vez, na feira. Os empreendedores integram o Arranjo Produtivo Local (APL) de Implementos Agrícolas/Colheita Horizontina e Santa Rosa. A Expoagro acontece no Parque de Exposições José Reinoldo Steffens, Rua Inocêncio Gallas, s/nº, em Santo Cristo, a partir das 9h.

De acordo com a gestora do APL, Claudia Bachinski, a participação como expositor na feira é uma oportunidade para o empresário estreitar o relacionamento com os produtores rurais, demonstrando seus produtos e incentivando a compra dos implementos agrícolas. “Oportunizar acesso a novos mercados e fortalecer o segmento são alguns dos principais objetivos dessa ação”, explica. As empresas que participarão da feira produzem, principalmente, trituradores de alimentos para a pastagem, implementos para o preparo do solo, tanques para distribuição de esterco para a lavoura e peças para ordenha. Os APLs são aglomerações de empresas de uma mesma área, com especialização produtiva, que mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre elas e outros agentes locais.

“Potencializar e movimentar o segmento são necessidades dos empreendedores, que pouco conseguem comercializar diretamente para as pequenas propriedades e acabam tendo como principal comprador os órgãos públicos”, enfatiza a gestora. A idéia é mostrar as inovações do setor, incentivando a troca de informações e, posteriormente, realizar negociações com os produtores. “Entre as próximas atividades das empresas, estão o acesso a novos mercados no Estado e também no mercado internacional e a busca por inovações tecnológicas como forma de desenvolver e fortalecer as empresas”, destaca Cláudia. O APL Colheita Horizontina e Santa Rosa atende a 120 micro e pequenas empresas fabricantes de produtos metalmecânicos, de subcontratação e serviço industrial dos dois municípios.

Para o empresário e proprietário do Mercado Agrícola Buricar, Arcenio José Reis, a participação no evento será uma excelente oportunidade para a realização de contatos diretos com o público-alvo. “A feira será uma oportunidade para medirmos o mercado atual e identificar os caminhos a serem seguidos”, prevê. De acordo com ele, o grande problema do setor é a falta de recursos para que os produtores rurais possam repor peças em seus equipamentos. “O produtor acaba, na maioria dos casos, reutilizando suas peças ultrapassadas”, afirma.

A Expoagro 2007, organizada pela Associação Comercial e Industrial de Santo Cristo, prevê a participação de cerca de 220 expositores nos pavilhões e na parte externa. Todos os espaços internos para indústria e comércio já estão comercializados. A Prefeitura Municipal de Santo Cristo investiu R$ 300 mil em obras que resultaram em melhorias no parque de exposições. Foram criados um novo pavilhão para a exposição de gado, um quiosque, um pórtico de entrada e calçamento, além de realizadas melhorias no sistema de iluminação.