O SICREDI fechou parceria com a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) e o Sebrae/RJ (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para constituir as primeiras cooperativas de crédito do SICREDI no estado do Rio de Janeiro. A assinatura do convênio foi realizada no dia 6 de março, no Centro Administrativo SICREDI, em Porto Alegre/RS.

Esta parceria prevê a abertura de seis cooperativas de crédito do SICREDI no mercado fluminense, focadas em empresários do ramo da indústria filiados à Firjan e em micro e pequenos empreendedores ligados ao Sebrae/RJ. “A estimativa é que em um ano e meio, período necessário para estruturação operacional destas cooperativas, elas administrarão mais de R$ 30 milhões em ativos e terão cerca de três mil associados”, afirma Alcenor Pagnussatt, diretor presidente da Confederação SICREDI.

A decisão de avançar para o Rio de Janeiro foi tomada com base em um estudo de viabilidade que demonstrou grande potencial de mercado para a instituição no estado. Para os empreendedores e empresários associados às entidades parceiras a vantagem são as taxas e os juros extremamente competitivos praticados pelas cooperativas de crédito em relação aos oferecidos pelas demais instituições financeiras. “Outro grande diferencial estratégico é que no cooperativismo de crédito o resultado é dividido entre os sócios e fica retido na área de atuação da cooperativa, garantindo desenvolvimento aos associados e as suas comunidade”, informa Pagnussatt.

Reconhecido como um dos mais bem estruturados sistema de cooperativas de crédito da América Latina, a instituição possui experiência estratégica de atuação focada no meio empresarial, com parcerias já consolidadas em outros estados, como em São Paulo com a Fecomércio e FIESP e com outras unidades do Sebrae no Brasil.