Originação de Grãos – Na cadeia do agronegócio o produtor rural representa dois importantes papéis junto à Camera:
1) Cliente das sementes, fertilizantes e agroquímicos para a formação de sua lavoura, tendo a sua disposição modalidades de financiamento direto (Plano Safra) e a assistência prestada pelo nosso Quadro de Agrônomos.
2) Fornecedor de grãos para a Fábrica de Farelos e Óleos Vegetais e para a formação de lotes para revenda.

* Produção de Sementes – A Unidade de Produção de Sementes Fiscalizadas, localizada no município de Santo Augusto-RS, possui capacidade anual de produção de 10 mil toneladas de sementes de soja, trigo e forrageiras. A qualidade e tradição das sementes de marca “Camera” são reconhecidas no mercado, sendo comercializadas junto aos clientes das Unidades Comerciais da empresa.

* Distribuição de Insumos – A linha completa de sementes, fertilizantes, corretivos de solo e agroquímicos é distribuída pela Camera, que representa as principais empresas do mercado de insumos agrícolas. Com o objetivo de incrementar a produtividade, o Quadro Técnico (presente nas 10 Unidades Comerciais) incentiva os produtores a agregar tecnologia e investir na formação das suas lavouras.

* Comercialização de Grãos – A Comercialização de Lotes de soja, trigo e milho recebidos diretamente dos produtores nas Unidades Comerciais representa uma das principais atividades da Camera. Além das exportações para Europa e Oriente Médio, a empresa comercializa lotes com as principais empresas do setor. A logística é favorecida por frota de caminhões e terminal férreo próprios, além da localização privilegiada das Unidades Comerciais armazenadoras de produtos.

* Agroindústria – A Fábrica de Óleos e Farelos Vegetais processa 450 toneladas de matéria-prima soja por dia, produzindo 80 toneladas de óleo vegetal degomado e 350 toneladas de farelo tostado. Localizada em Santa Rosa-RS, está estratégicamente posicionada em um importante centro de consumo de farelos – a Região é a maior Bacia Leiteira e possui um dos maiores rebanhos de suínos do Estado do Rio Grande so Sul.
Adaptada para a industrialização de canola, está ampliando sua capacidade de processamento para 600 toneladas por dia de matéria-prima soja.

* Produtos de Consumo – Visando atuar no ciclo do agronegócio da soja de forma integral, a Camera passou a atender o varejo comercializando e distribuindo óleo refinado embalado de soja e canola ao consumidor final.